
O Profissional
O curso forma técnicos capazes de trabalhar em atividades ligadas à engenharia de projetos de automação de processos, produtos e de manutenção, nas indústrias automobilísticas, eletrônica, mecânica e química, informática e outras. Essas atividades incluem a assistência ao processo de design e desenvolvimento de sistemas automatizados (tais como robôs e equipamentos que operam com o auxílio de software).
Mercado de Trabalho
O técnico em mecatrônica será responsável por elaborar projetos, bem como executá-los. Além disso, pode instalar equipamentos automatizados, medições, sistemas de robotização, equipamentos de sistemas, testes, programação e operação de máquinas, bem como outras atividades de competência desse profissional. Quanto mais especialização, melhores serão as chances do técnico em mecatrônica no cenário profissional.
MERCADO DE TRABALHO:
As indústrias automobilísticas são as mais cotadas para o técnico de mecatrônica. Mas ele ainda pode atuar em fábricas de máquinas, laboratórios, controle de qualidade, prestação de serviço, além de outras que precisam desse tipo de mão-de-obra para executar as suas tarefas.
Certificação
Ao aluno que concluir a prática profissional, os seis módulos apresentados na Matriz Curricular com aproveitamento plenamente satisfatório e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o Diploma de Técnico de Nível Médio em Mecatrônica, com validade nacional.
CARGA HORÁRIA:
Carga Horária Total: 1.200 horas
Duração: 18 meses
Módulo I
- Eletricidade Básica
- Máquinas Elétricas
- Comandos Elétricos
- Meio Ambiente e Gestão de Resíduos
Módulo II
- Noções de Desenho Técnico
- Controladores Lógicos Programáveis (CLP)
- Eletrônica Analógica
- Microcontroladores
- Circuitos Lógicos
Módulo III
- Automação de Sistemas e Robótica
- Comandos Numéricos Computadorizados (CNC)
- Desenho Auxiliado pelo Computador (CAD)
- Automação Mecânica
- Projetos e Mecanismos