Curso Técnico em Nutrição e Dietética

Cada dia mais a sociedade está em busca de melhorar sua alimentação, para ter saúde física e disposição no dia a dia, a fim de aumentar a qualidade de vida.

Aprenda gerar a promoção, manutenção e recuperação da saúde humana, podendo atuar em diversas áreas da alimentação, auxiliando o Nutricionista com o bem-estar do indivíduo e da coletividade.

Carga horária: 1200 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar jaleco branco manga longa, calça comprida, sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

O técnico em nutrição e dietética atua em diferentes segmentos, sob orientação e supervisão do nutricionista, e relacionando-se com fornecedores, da indústria de alimentos e da cozinha, realizando atividades em unidades de alimentação e nutrição (UANs), no comércio varejista de alimentos e em indústrias de alimentos. Atua também em hospitais, clínicas, instituições de longa permanência e similares, bem como no âmbito de programas institucionais públicos e privados de saúde coletiva.

Ato de Autorização

Conselho Estadual de Educação, conforme Resolução nº 665 de 28/12/2017.

Método

Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

Nesse sentido, são propostas diferentes atividades: visitas técnicas a instituições de saúde, escolas, instituições de longa permanência, creches, unidades de alimentação e nutrição, centros de comercialização de alimentos etc.; encontros com a comunidade; experimentações e simulações em laboratórios de cozinha; análises das normas legais; discussões de casos; elaboração de documentos; análises sensoriais etc.
Estágio

Estágio não é obrigatório.

Programa

– Realização de atividades de orientação nutricional para a população sadia. (108 horas)
– Auxílio no planejamento e na execução de programas públicos de educação alimentar e nutricional. (96 horas)
– Acompanhamento e orientação sobre os processos de recebimento, armazenamento e retirada de insumos, produtos e gêneros alimentícios. (108 horas)
– Acompanhamento e orientação sobre os procedimentos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura
de origem animal. (108 horas)
de origem vegetal. (96 horas)
– Acompanhamento e orientação sobre
procedimentos de utilização de alimentos e bebidas processados. (60 horas)
atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições e alimentos. (96 horas)
controle de qualidade em unidades de alimentação, nutrição e comércio varejista de alimentos. (108 horas)
– Auxílio na coordenação e no treinamento de equipes de trabalho atuantes no processo de produção de refeições coletivas e dietas. ( 48 horas)
– Auxílio na implementação de ações de prevenção e controle da contaminação em ambiente hospitalar ou clínico. (36 horas)
– Acompanhamento e orientação sobre a execução
de preparações dietéticas para indivíduos nos diferentes estágios do ciclo da vida. (72 horas)
de dietas para pacientes clínicos e cirúrgicos. (108 horas)
– Auxílio no desenvolvimento de produtos alimentícios e nas correspondentes estratégias de comercialização. ( 96 horas)
– Projeto Integrador Técnico em Nutrição e Dietética. (60 horas)

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Nutrição e Dietética, com validade nacional.

 

Ato de Autorização

Conselho Estadual de Educação, conforme Resolução nº 667 de 28/12/2017.

Documentos para Matrícula

– Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
– CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
– Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio
(apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
– Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

nutri

facebook